sexta-feira, 22 de abril de 2016

Produção editorial - curso a distância - Universidade do Livro

Para ver as informações no site da Unil (Universidade do Livro) e/ ou fazer a inscrição, clique aqui.

Produção editorial


Carga horária: 42 horas
Formação a distância
Data: de 31 de maio a 30 de agosto de 2016
Inscrições até: 29/05/2016 23h30
R$ 420,00

Datas

de 31 de maio a 30 de agosto de 2016

Público-alvo

Todos os interessados pelo mercado editorial (iniciantes e profissionais em busca de atualização): editores; assistentes editoriais; preparadores; revisores; estudantes de comunicação, editoração, jornalismo e letras; empreendedores e futuros empreendedores; bibliotecários; profissionais e futuros profissionais de editoras.

Conteúdo

São abordados no curso: o relacionamento entre os vários departamentos de uma editora; as responsabilidades dos produtores editoriais; os trabalhos extratextuais (capa, contracapa, orelha, folha de rosto etc.); os trabalhos com o texto (provas, diagramação, tradução, preparação, revisão etc.); o relacionamento com os vários profissionais envolvidos no processo, estes, entre outros tópicos fundamentais a serem levados em conta na busca da qualidade na elaboração de um livro.

Objetivos

Permitir ao aluno acompanhar em detalhe todos os passos da produção editorial e adquirir uma visão abrangente da edição de um livro. O aluno, ao longo do curso, é levado a refletir sobre os principais aspectos e questões do processo de produção no contexto geral do funcionamento de uma editora, do momento em que é definida a realização de uma obra até a entrega dos arquivos completos do livro à produção gráfica.

Metodologia

INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Este curso requer uma dedicação de, ao menos, 3 horas semanais para o estudo dos conteúdos e a realização dos exercícios.
A partir de 31 de maio, a cada 3ª. feira (a partir das 14h), estará disponível uma nova aula na plataforma, até o término do curso (30 de agosto de 2016).

Lembramos que:
  1. a inscrição nos cursos (presencial e/ou online) é pessoal e intransferível;
  2. em caso de desistência, favor comunicar via e-mail: unil@editora.unesp.br e
  3. não aceitaremos desistências a partir da AULA 3.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para a aprovação do curso o aluno deverá, por meio da plataforma:

  1. realizar as atividades sugeridas;
  2. realizar 70% do total de exercícios indicados durante as aulas e
  3. obter nota igual ou superior a 7,0 (sete).
Observação: A inobservância dos critérios apresentados acarretará a não conclusão do curso.

CERTIFICADOS

Terão direito ao certificado de conclusão do curso de extensão os cursistas que tiverem aproveitamento satisfatório, conforme disposto no item 5.1 do “Manual do Cursista” (disponível na plataforma do curso), e que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete). Os concluintes receberão certificado digital com sua nota e o total de horas correspondentes ao curso, expedidos pela Fundação Editora da Unesp. O prazo para impressão do certificado (disponível na plataforma) é de até 60 (sessenta) dias a partir da conclusão dos cursos pelos participantes e da correção da Avaliação Final (quando houver).

Docente

  • Foto
    Laura Bacellar
    Trabalha no mercado editorial desde 1983. Começou na Editora Paz e Terra como estagiária e já ocupou todas as funções editoriais – de produtora na Hemus a editora chefe na Brasiliense. Fundou e redigiu o primeiro selo editorial inteiramente dedicado às minorias sexuais, Edições GLS. Já foi editora em casas pequenas, como a Mercuryo, e grandes, como a Scipione. Sua especialidade é não-ficção, mas edita também paradidáticos, literatura adulta, literatura infantil e interesse geral. Escreveu três livros como ghostwriter e um com seu próprio nome Escreva seu livro – guia prático de edição e publicação, pela Editora Mercuryo. Adaptou cinco clássicos do inglês, Robinson Crusoé, Drácula, Sherlock Holmes, Frankenstein e Rei Artur, para a editora Scipione e escreveu uma outra obra infantil, Mini Larousse da educação no trânsito, para a Larousse do Brasil em 2005, Mantém o site www.escrevaseulivro.com.br, que é bastante utilizado por editores para instruir autores que os procuram. Atualmente trabalha como free-lancer para várias grandes editoras.

Um comentário:

  1. Obrigada pela informação! Acho que farei esse curso.

    ResponderExcluir