quarta-feira, 12 de agosto de 2015

O fim dos livros e os audiobooks

 

Título: O fim dos livros
Título original: La Fin des Livres
Desenhos: Albert Robida
Autor: Octave Uzanne
Tradutora: Beatrice Gropp
Editora: Octavo
Formato: 12,5 x 17,5 cm
Nº de páginas: 81
Ano de publicação: 2010
Capa dura

***
Há algumas semanas li o O fim dos livros (conto que faz parte do livro Contos para bibliófilos, como explica da tradutora na Introdução), publicado originalmente em 1894, e fiquei um tanto surpresa, pois o autor antecipou algo que viria a surgir cem anos depois: o audiobook.

No livro, há uma palestra de um físico em que ele, entre outra coisas, estima o fim do mundo e da humanidade em dez milhões de anos. Depois da palestra, um grupo de amigos, incluindo o narrador-personagem, segue para um restaurante, onde começam a discutir como imaginam o futuro de outras áreas como sociopolítica, poesia, fim da fome e pintura. Ao narrador, perguntam sobre o futuro dos livros e ele comenta que o livro, tal como o conhecemos, não existiria mais; no lugar deles, existiriam livros "falados".

"- Os ouvintes não sentirão falta do tempo em que eram chamados de leitores; seus olhos repousados, seus rostos refrescados e sua indiferença feliz serão indícios dos benefícios de uma vida contemplativa. Estendidos em sofás ou embalados em cadeiras de balanço, eles gozarão silenciosos das aventuras maravilhosas contidas nos tubos flexíveis que lhes trarão aos ouvidos histórias dilatadas pela curiosidades."


Com base na leitura desse conto do Uzanne, fiquei curiosa para saber mais sobre os audiobooks (ou áudiolivros). Em geral, vários tipos de música e estímulos auditivos não me agradam, mas, para a minha surpresa, a experiência de ouvir um conto foi muito boa!

Acessei o site Universidade Falada e baixei grátis o conto "A cartomante", de Machado de Assis, para ver como funcionava (é preciso se registrar no site e fazer a compra, embora o valor da compra seja 0,00), baixei o arquivo (o link para download vem por e-mail) e copiei para a pasta de músicas no celular. Ouvi os cerca de 25 minutos de narração no ônibus, quando estava indo para o trabalho e gostei bastante. A dicção do narrador é clara e tranquila e a entonação ajuda a entender o texto. Vale a pena experimentar.

Também vale a pena ler este post sobre audiobooks da Cris Ferreira; ela lista vários links em que é possível comprar audiobooks ou baixá-los gratuitamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário