quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Breve nota sobre o fim da Cosac Naify



Esses são alguns dos livros da editora Cosac Naify que comprei esse ano. Comprei também um livro sobre a história do Design, que ainda não chegou. Ao todo, devo ter uns 50 títulos.

Quando eu soube da notícia do fechamento da Cosac Naify (veja matéria aqui na Folha de S.Paulo), no fim do mês passado, como muitos leitores, não quis acreditar. Além de admirar a editora como leitora, eu alimentava o sonho de um dia trabalhar lá - imagino que esse também era o sonho de muita gente que trabalha em editora e gosta de ficção. Eu queria trabalhar na Cosac porque queria descobrir como é que se produz livros perfeitos, sem erros, com capa/design elegante e exemplares bem acabados. Como a editora levava a sério o compromisso com a qualidade das publicações (ainda que eu não tenha gostado de alguns livros), eu queria conhecer os bastidores dela e levar isso para o resto da vida. Trabalhar num lugar desses só deve estimular a vontade e o prazer de se buscar a excelência. 

Estou escrevendo esse post porque gostaria que esse fato não passasse em branco. Fiquei triste. O Brasil perdeu uma de suas melhores editoras e, na minha opinião, a mais séria.

Li algumas críticas afirmando que a editora só fechou porque o editor, Charles Cosac, um sujeito rico, "se cansou", quis encerrar a empresa e pronto. Ok, mas isso não é direito dele? Ninguém é obrigado a manter um negócio que não quer mais. Além disso, li em uma entrevista que ele não queria "desvirtuar" o catálogo, ou seja, publicar livros ruins, com a única finalidade de gerar lucros - que é o que a maioria das editoras precisa fazer para manter o negócio girando. Não critico o fato de as editoras precisarem gerar cada vez mais lucros, isso é perfeitamente compreensível, mas é triste pensar que em troca desses lucros, elas não estão dando nada de novo, útil ou enriquecedor aos leitores. Às vezes tenho a impressão de que todo mundo está meio que emburrecendo junto nesse país.




No dia 2 de dezembro de 2015, Charles Cosac postou uma carta de agradecimento aos leitores no blogue da editora (que, suponho, logo estará fora do ar):

CARTA DE CHARLES COSAC AOS LEITORES

Meus Queridos Amigos,
Eu gostaria muitíssimo de agradecer ​a​ todos as tantas manifestações de solidariedade acerca do fim das atividades da Cosac Naify, quase dezenove anos depois. Eu fico, em verdade, comovido quando constato que nossas iniciativas não foram em vão e essa certeza somente os senhores, leitores e amigos dessa editora, podem me dar. Muito obrigado.
Ao me​u​ ver, uma editora deve existir exclusivamente para alimentar um projeto cultural e quando eu senti o projeto Cosac Naify ameaçado, eu julguei que seria o momento correto para cessarmos nossas atividades. Como o fiz​.​ Dessa maneira, eu perpetuo um sonho belíssimo do qual tantos participaram e ajudar​am​ a construir.
Eu sinto que tenho uma dívida enorme para com todos os senhores que lerem essa carta e, inclusive, para com minha própria editora através da qual eu os conheci e os senhores me conheceram também. Foi ótimo trabalhar na Cosac Naify todos esses anos e eu não poderia pensar em momentos mais felizes. Eu amo e agradeço igualmente à cidade de São Paulo, que me recebeu de braços abertos desde que a adotei como lar, há quase vinte anos.
Por fim, eu peço que saibam, que além de gratidão eu senti muito orgulho, prazer e alegria de trabalhar para os senhores todos esses anos.
Com sinceridade, o afeto e a paz que sempre luto para ter em mim.
Charles

Nenhum comentário:

Postar um comentário