quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Próxima estação: MBA em Book Publishing - Casa Educação


No fim de outubro, a Casa Educação e a PublishNews começaram a divulgar a segunda edição do MBA em Book Publishing, fiquei MUITO empolgada, mas não tinha certeza se faria porque estou com alguns planos e objetivos para 2017. 

Apesar de estar buscando um curso de pós-graduação em publicação de livros desde meados de 2011 e não ter encontrado nada que, na minha opinião, valesse muito a pena em São Paulo (por isso fui fazer o MBA em Gerenciamento de Projetos na FGV em 2012) e de ter muita vontade de aprender mais sobre a área, havia a questão financeira: este ano comecei a juntar dinheiro para tentar participar da Oficina de Criação Literária (esta), ministrada pelo escritor Assis Brasil, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É um projeto pessoal e também profissional: penso que, se eu conseguir entrar na oficina, além de provavelmente conseguir melhorar minha própria escrita e tradução, também conseguirei, no futuro, orientar melhor os escritores de ficção com os quais talvez precise trabalhar, caso venha a trabalhar como editora de ficção, que é um dos meus objetivos profissionais (tenho vontade de trabalhar principalmente com livros de ficção estrangeira e nacional, livros infantis ilustrados, HQs, livros técnicos na área da saúde e livros de interesse geral que me interessam, como história, viagens, biografias/autobiografias, culturas diversas).

Fiquei pensando por uns dias sobre esse MBA, olhei a grade curricular (abaixo) e tive a intuição de que isso vai ser ótimo para mim, principalmente a parte de design e produção gráfica (que atualmente é uma das minhas deficiências, já que minha formação é em tradução e ainda não tive oportunidade de estudar nada sobre design e produção gráfica a fundo), e que eu deveria fazer o curso. O dinheiro e as oportunidades para ir para Porto Alegre, se for mesmo para isso acontecer, vão chegar naturalmente, como já aconteceu outras vezes. Por isso creio que, quando realmente queremos algo e corremos atrás, as coisas acabam acontecendo na hora certa, de um jeito ou de outro.

Clique na imagem para ampliar

No mês passado fui conhecer a Casa Educação, que fica bem perto da estação de metrô Vila Madalena. Não pude conversar com o André Castro, diretor acadêmico, pois ele estava dando aula, mas tive uma boa impressão sobre a escola, que foi apresentada pela simpática secretária ou assistente (?) Marcela.

Há alguns dias pesquisei pelo Google, encontrei uma das alunas da primeira turma do curso e mandei um e-mail (deveria ter feito isso antes de me matricular, mas, enfim, já foi) perguntando sobre as impressões dela sobre o curso e tal. Ela parece estar gostando muito, falou um pouco sobre os colegas de sala com perfis variados e assuntos abordados em sala. Aí fiquei mais animada para que o curso comece logo! =) Depois vou comentando.

Para ler mais sobre o curso de MBA em Book Publishing, clique aqui.

Abaixo seguem mais informações tirada do site que indiquei acima (observação: revisei o texto antes de postar aqui e corrigi uns erros de digitação e ortografia, porque o lado revisora nunca me deixa em paz):


Início: fevereiro de 2016
Duração: 362 horas

Sobre o MBA:

O MBA em Book Publishing é uma pós-graduação Lato Sensu, reconhecida pelo MEC.
Com realização da Casa Educação e apoio oficial da PublishNews, o curso tem a coordenação pedagógica do Instituto Singularidades.
Os coordenadores do MBA são Jiro Takahashi e Carlo Carrenho, dois profissionais experientes e  com marcante atuação na indústria editorial.

O Programa:
O programa foi  elaborado para contemplar as profundas transformações que o mercado editorial vem passando nos últimos anos. O aumento da penetração dos livros digitais, da autopublicação e das redes sociais alterou, em definitivo, o modelo econômico das editoras.

Este cenário de transformação, que já seria um grande desafio para qualquer profissional, se agrava com o fato de que os cursos que tradicionalmente fornecem mão de obra para o setor não preparam os alunos para o domínio das ferramentas de gestão.

Disciplinas como marketing, finanças, estratégia, liderança, dentre outras, não fazem parte do currículo destas escolas. Dominar técnicas de gestão, ser protagonista no universo digital e ter uma visão globalizada do setor passaram a ser encaradas como prioridade na formação do profissional do livro.

Diante desta realidade, o curso de “MBA em Book Publishing” encontra sua grande justificativa, uma vez que sua intenção primordial é contribuir na formação de recursos humanos qualificados para sanar parte da carência dessa demanda de profissionais especializados que desejam atuar nesse mercado ou, para aqueles que já atuam, melhorar seu desempenho em face dos desafios atuais.

Objetivos gerais:
• Conhecer com profundidade o trabalho de produção editorial
• Habilitação para desenvolver publicações em geral, abrangendo design, marketing, tecnologia, políticas culturais, gestão e editorial;
• Desenvolver habilidades gerenciais específicas para o negócio de livros; incluindo planejamento estratégico, vendas, finanças e gestão de projetos;
• Posicionar-se como um profissional multimídia, sendo capaz de desenvolver projetos tanto no meio físico, como no meio digital, incluindo e-book, website e plataforma de ensino a distância;
• Conhecer aspectos gerais da indústria do livro, como também aspectos específicos dos segmentos de livros de interesse geral, livros técnicos, didáticos e paradidáticos.


Objetivos específicos:

Preparar os participantes para trabalhar em editoras de livros exercendo as funções de:
• publisher
• gerente editorial
• editor
• produtor editorial
• coordenador editorial
• assistente editorial

Em função das disciplinas apresentadas, o aluno também estará apto a trabalhar em outros setores que têm no conteúdo sua matéria-prima, como:
• sites
• revistas
• jornais

A quem se destina:
• Profissionais de editoras de livros, jornais, revistas e sites
• Produtores editoriais
• Produtores culturais
• Designers
• Pedagogos
• Professores
• Bibliotecários
• Jornalistas

Horários:
Aulas quinzenais aos sábados  de 9h às 19h


Coordenação:
Jiro Takahashi
É Mestre em Linguística pela FFLCH da Universidade de São Paulo (Conceito CAPES 7).
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo e licenciatura em Letras pela Universidade de São Paulo. Professor universitário de língua, linguística e literatura na FMU, Centro Universitário Ibero-Americano, UNIFECAP - São Paulo e Faculdade Paulista de Artes.
Tem mais de 30 anos de experiência em direção editorial nas editoras Ática, Nova Fronteira, Editora do Brasil, Estação Liberdade, Grupo Rocco e Editora Nova Aguilar.

Carlo Carrenho
Carlo tem sólida experiência na indústria do livro, com destaque para as áreas de gerenciamento, estratégia digital, editorial e produção.
Tem atuado como consultor para empresas como Editora Saraiva, Distribuidora Acaiaca, HarperCollins (EUA), Porto Editora (Portugal), Bonnier (Alemanha), Bookwire (Alemanha), Bajalibros (Argentina), Elisa (Finlândia) e a Fundação Biblioteca Nacional. É sócio-fundador e diretor executivo do PublishNews e tem mediado painéis e feito palestras em eventos, como as feiras do livro de Frankfurt, Londres, Guadalajara, Sharjah e Buenos Aires; a Bienal do Livro; a Conferência Internacional da Associação de Editoras do Reino Unido e a Campus Party.


Para quem tiver interesse, escrevi esse post em 18/04/2016: MBA em Book Publishing - Primeiras aulas, primeiras impressões. Para ler, clique AQUI.


11 comentários:

  1. Olá Aline, encontrei esse curso hoje e estou muito interessada em saber mais sobre ele antes de me matricular para a próxima turma. Você o está fazendo? Agradeceria muito se puder me contar um pouco das suas impressões.Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jana!
      O curso vai começar dia 27/02 (sábado que vem), então ainda não posso comentar nada sobre isso. As aulas vão ser na Faria Lima (e não na Vila Madalena como haviam informado anteriormente), devido a uns problemas burocráticos, mas ainda assim, fica bem perto de uma estação de metrô.
      Estou ansiosa, depois escreverei mais sobre o curso por aqui.

      Excluir
    2. Obs.: Dê uma olhada neste link, já abriram inscrições para 3ª turma, que começa em junho: http://www.casaeducacao.com.br/courses/mba-book-publishing/

      Excluir
    3. Obrigada, Aline!
      Já entrei em contato com a Casa Educação para pegar valores e como me inscrever para essa terceira turma. Acho que vou fazer sim. Fiz jornalismo na faculdade e quero muito entrar no ramo editorial. Adorei o seu blog e vou esperar mais relatos sobre o curso!

      Excluir
    4. Legal, Jana!
      Depois comento sobre o curso, sim, mas acredito que valha a pena - ainda mais que você quer trabalhar na área. Falei com uma garota que está fazendo o curso (1ª turma) e ela disse que tem pessoas de áreas diversas do mercado editorial na sala dela e isso enriquece as aulas.
      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Aline,
    Algum comentário, agora que as aulas já começaram? Estou muito interessado no curso, contudo, minha mudança seria um pouco drástica para tomar tal passo sem antes conversar com alguém. Estou querendo me mudar de Goiânia para poder fazer o curso. O que me diz sobre ele? Gostou da primeira aula e da estrutura da instituição?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodolfo!
      Tive a primeira aula do MBA no sábado retrasado (27/02). Gostei das aulas (noções gerais do mercado editorial com a Laura Bacellar e história do livro no Brasil com o Jiro Takahashi) e tive uma boa impressão do que o curso vai ser. A estrutura da escola é boa (antes faríamos as aulas perto do metrô Vila Madalena, mas depois mudaram o local para perto do metrô Faria Lima e creio que isso foi até melhor, pois o espaço neste local é bem mais amplo).
      Como o curso acontece em sábados alternados, talvez você possa vir para São Paulo e voltar (é apenas uma sugestão, caso tenha trabalho, família etc. aí em Goiânia), mas se informe sobre isso primeiro.
      Vi que abriu um curso similar no Rio de Janeiro também, caso tenha interesse: http://nespe.com.br/cursos/
      Assim que eu tiver tempo escreverei um post sobre a primeira aula.

      Excluir
  3. Oi Aline,
    Gostaria de conversar um pouco com você sobre esse curso e a sua experiencia, tenho algumas duvidas.
    Você poderia passar o seu e-mail? Ou então enviar um e-mail para laiscosta1996@hotmail.com para que possamos conversar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligia,

      desculpe pela demora em responder. Para mim está tudo muito corrido (trabalho, trabalhos freela, cursos, vida pessoal). Como tem bastante gente me perguntando sobre o curso, vou escrever sobre isso sem falta nesse fim de semana. Para mim é inviável trocar ideias individualmente - realmente não tenho condições.
      Aguarde.
      Abraço!

      Excluir
  4. Olá, Aline!

    Tambémm ando procurando por um curso nessa área há muito tempo e só agora me deparei com esse e achei interessante. Infelizmente ainda não há uma vasta variedade de cursos nessa área, então procurei algo na modalidade à distância e nem isso. Sou bibliotecária, de Belém/PA e gostaria muito de ingressar nessa área de Produção Editorial. Mande o seu email pra gente bater um papo sobre as suas impressões sobre o curso.

    Abraços.
    Milene Reis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Milene!
      Várias pessoas estão me perguntando sobre o curso, então vou escrever sobre isso sem falta nesse fim de semana, provavelmente domingo (porque sábado tenho aula o dia todo).
      Abraço!

      Excluir